quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Vitamina K2, a nova aliada dos ossos e coração



Novas descobertas indicam que a vitamina K2, vitamina pouco disponível em alimentos da dieta ocidental, pode ser a chave para a saúde óssea e cardiovascular
Descobertas recentes na área da Medicina apontam a Vitamina K2 como uma nova opção capaz de contribuir diretamente com a saúde dos ossos e do sistema cardiovascular. Ainda desconhecida por grande parte da população e pouco ingerida pelos ocidentais, essa vitamina está ligada ao fortalecimento ósseo, atuando na prevenção de fraturas e da osteoporose, e também à saúde de veias e artérias, promovendo o bom funcionamento do sistema cardiovascular, diminuindo assim, os riscos de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Segundo pesquisas, 97% da população ocidental tem deficiência dessa vitamina. E, caso a opção fosse fazer sua reposição através da ingestão de alimentos, seria necessário consumir 8 quilos de carne ou 5 litros de leite diariamente para ingerir 45 mcg, ou ainda,100 gramas de Natto, um fermentado de soja presente na dieta japonesa, com cheiro e textura pouco agradáveis e praticamente inacessível à população do Ocidente.

Como essas quantidades de alimentos são incompatíveis com a nossa dieta, o ideal é repor esse nutriente através de suplementação, já que sua dosagem recomendada pelas autoridades de saúde mundiais é de um consumo diário de 100 mcg. No Brasil, a Anvisa indica a ingestão de 65 mcg/dia de K2 e, embora essa quantidade seja inferior à recomendada mundialmente, segundo o órgão, ela já é suficiente para trazer os benefícios necessários ao organismo.

O QUE É VITAMINA K2?

Vitamina K2 faz parte da família das vitaminas K que são solúveis em gordura e divididas em dois grupos, K1 e K2. A diferença entre elas é que a K1 possui uma molécula, conhecida como filoquinona e a K2 contém múltiplas moléculas, conhecidas como menaquinonas.
Enquanto a vitamina K1 tem papel importante na coagulação do sangue, a K2 é utilizada pelo fígado e depois colocada à disposição nos tecidos como os ossos, artérias e veias.

PORQUE A K2 É TÃO IMPORTANTE?

A vitamina K2 funciona como um “interruptor” que liga a luz do corpo. Ela ativa duas proteínas importantes em nosso corpo, a osteocalcina, fundamental para o fortalecimento dos ossos, e a MGP (Matrix Gla Protein), essencial para a saúde das veias e artérias. Essas duas proteínas estão diretamente relacionadas ao fluxo de cálcio no organismo.
A ingestão da Vitamina K2, faz com que cálcio seja transportado e mantido nos ossos e levado para longe das artérias, o que previne o endurecimento e obstrução desses canais

VITAMINA K2 E A SAÚDE CARDIOVASCULAR
As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo Ocidental. Só no Brasil, cerca de 300 mil pessoas morrem anualmente em decorrência de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC), ficando o nosso país entre as 10 nações com maior índice de óbitos decorrente desse tipo de enfermidade.
A Vitamina K2 tem papel relevante na saúde cardiovascular, atuando na ativação da proteína MGP, pois, se essa proteína não funcionar de modo adequado, o cálcio passa a ser depositado na parede das veias e artérias, causando "aterosclerose", que é a formação de placas, nesse caso de cálcio, que dificultam a circulação sanguínea.
O acúmulo de cálcio resulta em um endurecimento e a consequente perda da elasticidade das veias e artérias, o que é fundamental para adequá-las aos aumentos e decréscimos de fluxo sanguíneo. Como a formação de placas e o endurecimento das artérias aumentam a pressão sanguínea, eles podem ocasionar infartos e AVCs.
Diversos estudos foram realizados para comprovar a importância da vitamina K2 na saúde cardiovascular. Dentre os estudos, podemos citar um realizado na Holanda, com 4807 indivíduos, o qual mostrou a associação entre a ingestão de vitamina K2 e a baixa calcificação das artérias e também mostrou uma redução no risco de doenças cardiovasculares e até morte de até 50% para as pessoas que ingerem maiores quantidades de K2. A ingestão de K2 também reduziu as causas de mortalidade em geral em 25%!

Nenhum comentário:

Postar um comentário