Sempre que sair de casa o ideal é usar protetor solar, mesmo que o dia esteja nublado, porque o a radiação ultravioleta causa causa o envelhecimento da precoce da pele.Então para que tostar no sol e envelhecer antes do tempo?
Para se ter um ideia que como precisamos de proteção solar, além do sol existe a luz invisivel, que vem por lâmpadas fluorescentes, luz do computador e da claridade que entra através da janela, e esta luz pode pigmentar e envelhecer a pele, não é tão agressiva como a luz direta do sol mais os danos podem ser evitado com o uso do protetor solar.
Levando em consideração que muitas pessoas passam em media oito horas trabalhando e tendo a exposição à luz artificial em ambientes fechados equivale a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar, em um dia claro de verão.
Pode até parecer pouco mas se imaginarmos que pessoas passam horas e horas por dia durante anos trabalhando dentro de escritórios, essa quantidade pode significar estragos para a pele.Isto por que, essa luz é capaz de produzir radicais livres, que provocam alterações nas células, principalmente, nos melanócitos (células da pigmentação) e nos fibroblastos (produtores de colágeno).
E sabe o seu computador?
A luz emitida pela tela do computador pode SIM causar manchas na pele. O ideal é usar filtro solar sempre!
A luz visível de halogênios, lâmpadas fluorescentes descoberto, telas de computador, saunas e até mesmo o calor da cozinha, pode causar Melasma, que é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, especialmente com regularidade, a exposição desprotegida.
Por isso use sempre o protetor solar recomendado para seu tipo de pele, e nunca se esqueça de usar também no dorso das mãos diariamente porque apos os 50 anos podem surgir manchas escuras.
Lembre-se o que você faz com sua pele no presente, reflete no seu futuro!
Mesmo com alguns aspectos negativos é lindo um dia de sol e vitamina D que vem do sol precisamos em nosso organismo, então o melhor horário que é recomendado até por pediatras para crianças é sol no início da manhã e depois das 16h, para ativar a produção de vitamina D no organismo.
O sol entre 10h e 16h, é desaconselhado pelos médicos, por conta da maior emissão de raios UVB, que causam danos à saúde.
Se cuide, use protetor solar e tenha um lindo dia!

Nenhum comentário:
Postar um comentário