Hoje vou ensinar para vocês um biscoitinho caseiro para seu pet, que é fácil de fazer nutritivo e eles adoram.
Então vamos aos ingredientes:
1 e 1/2 banana madura
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de mel
1 xícara de aveia em flocos (eu uso integral)
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de chá de farinha de linhaça (se a receita for para gatos, não colocar)
Até 2 xícaras de farinha de trigo integral
(é preciso usar farinha para dar o ponto na massa, então varia um pouco. Nessa receita eu usei pouco mais de 1 xícara)
Coloque todos os ingredientes, menos a farinha de trigo integral, em uma vasilha grande.
Vai ficar com a cara ótima. Sim, dá muita vontade de comer!
Amasse a banana e misture tudo até ficar uma massa homogênea.
Comece adicionando aos poucos a farinha de trigo para a massa não ficar mais gosmenta. Vá colocando até ela parar de grudar nos cantos da vasilha. Como eu falei, dessa vez eu usei uma xícara de farinha para a massa ficar no ponto certo, mas varia de acordo com o tamanho da banana e dos ovos. Tem que ir misturando aos pouquinhos para descobrir qual é o melhor ponto para a sua receita!
Quando o ponto estiver quase perfeito, tire a massa de dentro do recipiente, polvilhe um pouco de farinha em algum lugar liso e sove a massa para ela ficar bem misturada e com uma textura menos grudenta. Eu coloquei na pia da cozinha mesmo.
Quando ela já não grudar mais nas mãos, abra a massa com um rolo até ela ficar bem fininha, sempre colocando um pouco de farinha na mesa para que ela não grude.
Aqui, quando você cortar os biscoitos, vão sobrar várias rebarbas envolta. Junte tudo, faça uma bolinha e abra de novo a massa para fazer mais. A receita rende muito!
Com a massa aberta, é só pegar um cortador de biscoitos, fazer marcações e separar cada um deles. Se você não tiver cortadores de biscoito, dá para fazer biscoitos redondos com um copo ou qualquer outra coisa vazada
Biscoitos cortados, é hora de colocar em uma travessa, aquecer o forno e assar em fogo baixo até eles ficarem dourados e sequinhos. O cheiro nessa hora já tá maravilhoso!
Aí é só tirar do forno, esperar esfriar e dar de recompensa para o filho de quatro patas.
Observação: Para armazenar, colocar em um ziploc bem fechadinho e mantenho dentro do armário. Dura mais ou menos um mês. Não esqueça que ele também tem calorias e não dá pra substituir a ração, só dar de complemento a alimentação, tá?
Dá facilmente para você comer um pedaço do biscoito para experimentar, já que a receita é com ingredientes que a gente também come. E fica gostoso!

Nenhum comentário:
Postar um comentário